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ALERTA!

Estudo global revela aumento de fraude em pagamentos durante a pandemia… e a sua empresa pode ser a próxima vítima


Por Thiago - São Paulo 09/12/2020


Estudo global realizado pela consultoria Javelin Strategy & Research, com o apoio do SAS (Analytics Software & Solutions), revelou que a incidência de fraudes em pagamentos digitais aumentaram durante a pandemia.

A pesquisa, que contou com a participação de 120 executivos do setor de pagamentos e segurança em 20 países, analisou o período anterior a COVID-19, durante os meses de quarentena e após a retomada da economia.

O estudo apontou que as fraudes em pagamentos digitais se aperfeiçoaram nos últimos dois anos e isso ocorreu de forma ainda mais acelerada nos últimos nove meses.

Isto ocorreu, principalmente, por conta das mudanças na forma como os consumidores passaram a interagir com os serviços financeiros e com o comércio.

Além, é claro, da impossibilidade de sair de casa, o que fez com que muitas pessoas passassem a utilizar mais as formas de pagamento digital, sem no entanto, parar para pensar como os criminosos exploram esta tecnologia.

Fraudes no Brasil no primeiro semestre de 2020

Já o estudo feito pela Konduto, trouxe alguns números importantes do primeiro semestre deste ano aqui no Brasil.

A taxa de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro ficou em 3,49% no primeiro semestre deste ano.

Em março, quando muitos consumidores e varejistas migraram para o comércio eletrônico, por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus, foi registrada a maior taxa, com 3,99%.

Este percentual significa dizer que a cada 100 compras feitas no Brasil, quatro delas tiveram origem fraudulenta.

Este levantamento se baseou nos mais de 123 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da empresa entre 1º de janeiro e 30 de junho, em mais de 4 mil lojas virtuais dos mais diversos segmentos.

Isso sem contarmos os inúmeros pedidos feitos por meio de outros sistemas e lojas virtuais de diversos segmentos aos quais a Konduto não tem acesso.

Levantamento mês a mês

O início do ano começou com dados praticamente normais. Em janeiro, o setor apresentou taxa de 2,78%, enquanto em fevereiro ficou em 3,05%.

De março para abril, houve queda de 28%, quando o índice passou de 3,99% para 2,85%.

No entanto, nos meses seguintes, houve um novo aumento significativo, sendo 3,59% em maio e 3,89% em junho.

O tíquete médio dos pedidos fraudulentos no e-commerce seguiu bem acima das compras legítimas no primeiro semestre (R$ 641,38 ante R$ 302,22).

O estudo também produziu um comparativo entre o período pré e pós-pandemia e levou em consideração o número de pedidos do e-commerce, as tentativas de fraude e o ticket médio.

Entre 1º de janeiro e 15 de março como pré-pandemia, 16 de março a 9 de junho como quarentena, e a partir de 10 de junho até 31 de julho quando foi permitida a reabertura do comércio.

O número de pedidos realizados entre 16 de março a 9 de junho teve um aumento de 90,74% em comparação com o pré-pandemia.

Além disso, o volume de compras on-line quando o isolamento social foi flexibilizado em muitas regiões ainda é quase 105% maior do que nos primeiros meses do ano.

Já a taxa de tentativas de fraudes também aumentou quase 15% se comparados os períodos pré-pandemia com a reabertura. Antes da Covid-19, o índice ficou em 3,30%, no período de reabertura, subiu para 3,75%.

O auxílio da certificação PCI-DSS na luta contra as fraudes

Uma das formas mais eficazes de se evitar fraudes é por meio da certificação PCI, também chamada de PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard).

Seu desenvolvimento foi construído por importantes bandeiras (American Express, Discover Financial Services, entres outras), que formaram uma espécie de conselho visando avaliar as condições de segurança dos cartões.

Embora existam outras certificações, o PCI é a que mais se destaca, principalmente por sua capacidade de gerar mais segurança para as compras realizadas pela internet.

Para obter esta certificação, é necessário que o processo seja acompanhado por uma empresa que tenha autorização e seja uma auditora oficial. Junto a isso, há algumas exigências para a obtenção do certificado.

Entre as empresas que hoje oferecem esta certificação está a Tec4you que, por meio de uma consultoria especializada, analisa o ambiente externo e digital em que as transações comerciais da sua empresa são realizadas.

O objetivo é assegurar que estas mesmas transações estejam em conformidade com as regras de segurança.

Solicite ainda hoje a Consultoria da Tec4you para que sua empresa tenha a Certificação PCI-DSS e esteja protegida contra fraudes, enquadrando-se também na nova lei vigente de LGPD. Por meio do endereço https://www.tec4you.com.br/pci/ ou ainda pelo WhatsApp (11) 95067-8051.


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